| 
                                                                                          
 
   
 
"Numa
sala de aula haviam várias crianças. 
  Quando uma delas perguntou à professora: 
- Professora, o que é o amor? 
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.  
 
Como já estava na hora do recreio,  
pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor. 
 
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse: 
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo. 
A primeira criança disse: 
- Eu trouxe esta flor, não é linda? 
A segunda criança falou: 
- Eu trouxe esta borboleta.  
Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção. 
A terceira criança completou: 
- Eu trouxe este filhote de passarinho. 
Ele havia caído do ninho junto com outro irmão.  
Não é uma gracinha? 
E assim as crianças foram se colocando. 
 
Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.  
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. 
A professora se dirigiu a ela e perguntou: 
- Meu bem, porque você nada trouxe? 
E a criança timidamente respondeu: 
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume  
exalasse por mais tempo.  
Vi também a  borboleta, leve, colorida!  
Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.  
Vi também o passarinho caído entre as folhas,  mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. 
  Portanto professora,  
trago comigo o perfume da flor,  
a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho.  
 
Como posso mostrar o que trouxe? 
A professora agradeceu a criança  
e lhe deu nota máxima,  
pois ela fora a única que percebera  
que só podemos trazer:
  O amor no coração".
   
                                                                                       |